Tipos de leite: quantos tipos existem?
Leite tipo A, leite de caixinha, desnatado ou integral são alguns dos tipos de leite encontrados no mercado. Existem diversos tipos de leite e cada um tem suas especificidades, ligadas à quantidade de gorduras, aos processos de industrialização ou sua origem.
Entre todos os tipos há aqueles que são mais saudáveis e puros – como o leite tipo A – e aqueles que passam por diversos tratamentos e adições de ingredientes, como o leite UHT, conhecido como longa vida. Entendendo os tipos de leite fica mais fácil reconhecer qual é o melhor.

Tipos de Leite: A e pasteurizados.
Esses tipos de leite pasteurizado são os conhecidos leites de saquinho, que ficam na geladeira do supermercado. Eles passam por um processo onde o leite é submetido a altas temperaturas, de 72°C a 75°C, durante 15 ou 20 segundos e logo em seguida são resfriados até a temperatura de 4°C. Esse procedimento é feito para reduzir a quantidade de bactérias presentes no alimento e controlar a proliferação. O tempo de vida desse leite é de 2 a 5 dias.
Tipos de leites como esses não são diferenciados por sua composição nutricional, já que elas são bastante semelhantes. Basicamente esses leites apresentam os mesmos nutrientes e calorias, suas diferenças se dão de acordo com o tipo de rebanho, tipo de pasteurização e quantidade de microrganismos.
É importante citar que a legislação estabelece padrões para cada tipo de leites, estando relacionados com higiene na ordenha, transporte, armazenamento e pasteurização.
Leite tipo A: o leite tipo A tem a menor concentração de microrganismos por ml, sendo 500/ml o valor máximo permitido desse tipo. Em sua ordenha todo o processo é mecânico, não existindo nenhum contato manual durante os procedimentos. O leite é retirado de um único rebanho e é refrigerado e pasteurizado na mesma fazenda. Todo seu processo de produção é sustentável e ecológico. Essas características, o processo completamente higiênico, o baixo número de bactérias e os cuidados com o rebanho, fazem do leite tipo A o leite mais saudável para o consumo. Ele pode ser integral, desnatado, semidesnatado ou sem lactose.
Leite tipo A2: Seus processos de ordenha e pasteurização são iguais ao do tipo A. esse leite é retirado de um rebanho com animais que contém apenas os genes A2A2, responsáveis pela produção da proteína β-caseína A2 ao invés da β-caseína A1 na composição do leite. Essa pequena diferença é bastante relevante, pois a β-caseína A1 é a responsável pelo desconforto digestivo que algumas pessoas sentem ao consumir a bebida e também é a causa de algumas alergias. Assim, o leite A2 pode ser consumido pelo público em geral e por aquelas pessoas que têm alergia apenas à β-caseína A1. Esse é um leite tão saudável quanto o tipo A.
Leite pasteurizado: esse tipo de leite já tem um número maior de microrganismos. Sua ordenha pode ser tanto mecânica como manual, respeitando os padrões de higiene. Ele é refrigerado após sua retirada a uma temperatura de 4°C e é transportado para ser pasteurizado em outro local.
Esses tipos de leite ainda podem ser divididos em:
Leite integral: é o leite que não passa por nenhum processo para a remoção de gorduras, mantendo grande parte de suas características nutricionais primárias. Seu percentual de gordura é de 3%.
Leite semidesnatado: é o leite que passa por um processo parcial de remoção da gordura total desse alimento, perdendo valor calórico. Esse processo também diminui a concentração de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, K e E, solúveis em lipídios e insolúveis em água, facilmente estocadas no organismo). Seu percentual de gordura fica entre 0,6% e 2,9%.
Leite desnatado: é o leite que passou pelo processo quase completo de redução de gorduras, sendo menos calórico que os tipos já citados. Por conta do processo, o sabor e o aroma do leite desnatado podem não agradar àqueles acostumados com o leite integral. Seu teor de gordura fica abaixo de 0,5%.
Leite sem lactose: é o leite que passa pelo processo de “quebra” da lactose. É usada a enzima lactase para esse processo, quebrando a lactose através da ação da solução em dois componentes: glicose e galactose. Isso deixa o leite com um gosto mais adocicado por conta da quebra do açúcar (lactose) em partículas menores. Esse leite é produzido principalmente para o consumo daqueles que têm intolerância à lactose.

Tipos de leite: UHT
Os leites do tipo UHT (ultra high temperature) são os conhecidos leites de caixinha, também chamados de longa vida. Seu tempo de vida é tão longo porque eles passam por um processo onde o leite é aquecido em temperatura bastante elevada (130°) para ser esterilizados, eliminando todos os microrganismos.. Além disso, o leite de caixinha pode receber a adição de outros ingredientes para garantir a sua conservação. Todos esses processos diminuem consideravelmente a quantidade de nutrientes da bebida.
Esse tipo de leite também pode ser dividido em: leite integral, semidesnatado, desnatado e sem lactose.
A importância de conhecer os tipos de leites.
Conhecer os tipos de leite e a qualidade do produtor garante a escolha do melhor tipo de leite na hora da compra. Um leite de boa qualidade depende de muitos outros fatores também, como o tipo dos animais ordenhados, sua saúde e alimentação, e os padrões de higiene.
Frequentemente você encontrará o leite pasteurizado ou tipo A, com um preço mais alto. Isso acontece principalmente por conta de seu processo seguir padrões rígidos de higiene e manter os nutrientes do leite praticamente intactos, o que conserva o sabor e aroma do real leite de vaca. Os leites tipo A e A2 são os mais saudáveis por conta disso e pela baixa contagem de microrganismos, sendo considerados puros, mais próximos do leite de vaca cru.
O leite de caixinha só tem um longo tempo de vida por conta de seu processo térmico e por causa das adições de ingredientes que recebe. Todo esse procedimento diminui bastante os nutrientes do leite, modificando seu aroma e sabor, deixando-o menos cremoso.
Enfim, há vários tipos diferentes de leite sendo comercializados e agora você conhece eles e suas especificidades, e já sabe qual é o melhor.