Menu fechado

Leite tipo A ou UHT? Qual a diferença?

Leite tipo A e leite UHT são dois dos vários tipos de leite comercializados. Ambos possuem diversas diferenças entre si, envolvendo produção, composição nutricional, armazenamento, tempo de vida, entre outras coisas.

Conhecer os benefícios de cada leite, seus componentes nutritivos e tratamentos térmicos, pode ser muito benéfico para a sua saúde. O leite tipo A e o leite de caixinha possuem processos diferentes e isso interfere e muito em seu resultado final.

Além disso, as diferenças entre o leite tipo A e o leite UHT são importantes e estão diretamente relacionadas ao custo de cada produto, entendê-las deixa mais claro o custo-benefício de cada bebida e auxilia na hora da decisão de compra. É fácil entender as características de cada tipo e seus processos.

Leite tipo A

O leite tipo A é o leite encontrado nas geladeiras dos supermercados e, se está na geladeira, é porque é fresco. Para produzir esse leite é obrigatório que toda a ordenha seja feita de um único rebanho, dentro da fazenda, de forma ecológica e sustentável. Sua ordenha acontece de forma totalmente mecânica, ou seja, não há contato manual com o alimento em nenhuma parte do procedimento, garantindo a higiene na produção e evitando contaminações.

A pasteurização é o processo onde o leite tipo A é aquecido a temperaturas entre 73°C e 75°C por aproximadamente 20 segundos, sendo resfriado imediatamente depois, atingindo a temperatura aproximada de 4°C em menos de 10 segundos.

Todo esse procedimento serve para eliminar todos os microrganismos patogênicos (aqueles que podem causar doenças) do leite.

Para a produção do leite tipo A, é importante que o rebanho receba uma alimentação balanceada e que contenha todos os nutrientes necessários para manter a alta qualidade do produto mesmo durante estações de seca. Todo seu processo de pasteurização 100% mecânico e sua baixa contagem de microrganismos fazem do leite tipo A o leite mais puro, o que mais se aproxima do leite cru da vaca em relação ao sabor, aroma e componentes nutricionais.

O leite possui subtipos, sendo eles o leite integral, o semidesnatado e o desnatado, que se diferem no teor de gordura, e o leite sem lactose, que tem diferenças em sua composição. O leite integral não passa por nenhum processo de redução de gorduras, já o semidesnatado passa parcialmente por tal processo, enquanto o desnatado passa completamente por ele.  Já o leite sem lactose passa por um procedimento de “quebra da lactose” em moléculas menores, evitando problemas para quem têm dificuldade de digerir esse açúcar por falta da lactase no organismo.

O leite tipo A é um leite fresco que não recebe a adição de ingredientes para aumentar sua validade. Por isso, precisa ser transportado e comercializado refrigerado e possui uma data de validade mais restrita. Em compensação, o leite fresco mantém praticamente todos os componentes nutricionais do leite de fazenda, inclusive seu aroma e sabor, tornando-o o tipo de leite mais puro e saudável para o consumo.

Leite tipo UHT

O leite UHT (ultra high temperature) é o leite de caixinha que vemos frequentemente nos supermercados, também conhecido como leite longa vida. Ele é obtido em um processo chamado Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. Nesse procedimento o leite é submetido a altas temperaturas, entre 130°C e 150°C, durante um período de 2 a 4 segundos, sendo resfriado imediatamente depois.Esse processo elimina praticamente todos os microrganismos do leite e diminui sua concentração de nutrientes.

Depois de todo o processo, o leite é embalado em embalagens assépticas, que inibe a proliferação de bactérias. Após aberto, a bebida fica sujeita a contaminação, por isso é recomendado que ele seja armazenado na geladeira e consumido em até três dias. Graças a adição de ingredientes não naturais do leite, fechado e em temperatura ambiente, seu prazo de validade é de 180 dias.

O leite de caixinha também pode ser integral, semidesnatado, desnatado e sem lactose.

Leite tipo A e tipo UHT: Principais diferenças.

Tanto o leite tipo A, quanto o leite UHT, também chamado como leite longa vida, passam por procedimentos para a eliminação de bactérias, contudo, a ultrapasteurização do leite UHT também elimina muitos dos minerais do leite, importantes para a saúde. O leite tipo A mantém todos esses minerais.

O leite tipo A, como já dito anteriormente, é um leite puro, ou seja, não são adicionados outros ingredientes à bebida. Já no leite UHT é comum encontrar a adição de trifosfato de sódio, citrato de sódio, monofosfato monossódico e difosfato dissódico, entre outros ingredientes como até mesmo subprodutos do leite, ao invés de leite puro, como soro de leite.

O tempo de vida do leite tipo A é menor que o do UHT por não usar conservantes, enquanto o leite UHT tem um tempo de vida maior por conta da adição de ingredientes como estabilizantes, o que diminui consideravelmente sua composição nutritiva e altera seu aroma e sabor.

Suas embalagens também são diferentes por conta da contagem de microrganismos nos produtos. A embalagem do leite UHT são principalmente as caixinhas Tetra Pak, que mantêm o alimento conservado e são recicláveis. As embalagens mais comuns do leite tipo A são o saquinho e as garrafas de plástico e vidro, sendo essa última mais sustentável e nostálgica, relembrando os tempos onde o leite era entregue na porta de casa.

O leite tipo A é mais puro, estando mais próximo do leite de fazenda, igualando seu aroma e sabor. Isso aumenta seu custo, porém sua composição genuína e com altos padrões de qualidade fazem do leite tipo A um ótimo e saudável produto alimentício.

Em uma comparação entre leite tipo A e leite UHT, fica claro que o mais nutritivo e saudável é o tipo A, por seu processo mecanizado e nutrientes praticamente inalterados. O leite UHT perde por seu processo ser mais “agressivo” e por conter a adição de novos ingredientes, sendo que ambos causam a perda da pureza do alimento, o que o deixa menos saudável e menos saboroso.

É interessante conhecer os tipos de leite e seus processos até chegarem aos mercados. Essas informações clareiam a mente sobre o produto e torna todo o processo de compra mais instruído. Pois, conhecer as propriedades nutritivas de cada tipo de leite é importante para que todos possam melhorar seus cuidados com a saúde.

FAZENDA SÃO JOSÉ 

Rod. BR. 491, Km 227

Eloi Mendes – MG

(35) 3264-1014

 

FALE CONOSCO

SIGA-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS